Esse Domingo foi o Domingo do Super Bowl 44, o Super Bowl é como é chamada a final do campeonato de futebol americano, grosseiramente falando, pode ser comparado com a final do campeonato Brasileiro mas com audiência local comparável a final da copa do mundo no Brasil, como tudo nos Estados Unidos é exagerado isso é o supra sumo do exagero.

Resolvemos então nos juntar na minha casa pra assistir, juntos ao Super Bowl, eramos 7 sendo 6 Brasileiros, dentre esses metade não entende nenhuma das regras do jogo, um jogo onde estratégia é aliada a força bruta, foi uma divertida experiência. Quero colocar nesse posting as coisas boas, portanto estou aqui deixando claro que não estou analisando a "violência" do esporte, ou o fato de ser um esporte praticado apenas nos EUA pelo fato de ser o único país capaz de bancar caros hospitais e provavelmente o unico país com poder financeiro pra manter times com em média 46 jogadores muito bem pagos, e muito menos estou aqui pra discutir quem é melhor ou analisar o esporte em sí.

O mais interessante dessa noite é tentar aprender um pouco com o show, isso mesmo o show que é colocado no gramado e quem sabe um dia levar esse tipo de experiência pro espectador de outras nações, afinal de contas todos nós temos grandes campeonatos que em muitas vezes leva uma imagem de perigoso pois os supostos fans de um time não sabem lidar com o fato de que existem fans de outros times, esquecendo, no finall, o que realmente significa o esporte. Bom ai vai, 7 fatos que acredito que poderiam ser adaptados pra qualquer grande esporte:

1 - Naturalmente em uma final de campeonato todos as cadeiras estão ocupadas mas no caso do Super Bowl 90% dos ingressos são pra familiares dos jogadores, organizadores, convidados, celebridades, enfim, apenas poucos ingressos são colocados a venda e os disponíveis passam da casa dos 1000 dólares.

2 - O país inteiro esta grudado em uma televisão assistindo a esse jogo, o mais interessante, é que não são os torcedores dos 2 times envolvidos, mas todos os fans do esporte e muitos que não são fans também, grupos reservam mesas em bares lotados assistindo o jogo em grandes TVs e torcendo como se estivessem no estádio.

3 - Não importa quem vai jogar na final, o local onde o jogo acontece é sorteado e definido antes mesmo do campeonato daquele ano começar e tickets distribuídos e vendidos no começo do campeonato, gerando, dessa forma, que todos que ali estão, estão porque querem estar não porque o time deles esta jogando, e claro também gerando receita pra todas as cidades e times envolvidos, não apenas para os grandes clubes que SEMPRE estão nas finais.

4 - Em média o jogo possui cerca de 2 horas mas nos 15 minutos do intervalo há sempre um show, não um show qualquer mas sempre uma grande banda, esse ano foi o "The Who", ano passado Bruce Springsteen e ano retrazado U2, isso mesmo grandes nomes da musica que entram, tocam 2 a 3 musicas e saem, isso tudo em um palco digno de grandes turnês que é montado e desmontado em cerca de 2 minutos. Essa prática também acontece em jogos menores mas claro também com bandas menores.

5 - Em lances dificeis de se decidir os àrbitros possuem a disposição na beiro do gramado pequenas cabines onde eles podem rever os lances em diferentes ângulos em alta definição e rapidamente tomar descisões muito mais coerentes. Juízes possuem microfones conectados com o sistema de som do estádio e quando essas descisões são tomadas elas são anunciadas então todos sabem o que esta acontecendo.

6 - Spots comerciais nos intervalos desse jogo custam absurdos e todas as empresas anunciantes fazem filmes específicos pro jogo, todos com no mínimo 60 segundos, os comerciais do Super Bowl se tornam grandes hits em Youtube e vários outros sites em questão de segundos, digamos que já se tornou algo que todos esperam, isso mesmo, o jogo termina e as pessoas se pegam discutindo qual foi o comercial mais interessante. Algo como um "Lions" extra-oficial.

7 - O mais importante: é tradição em jogos de futebol nos Estados Unidos, e isso serve pra qualquer jogo, as pessoas chegarem mais cedo e fazer algo que eles chamam "tailgating" (tailgate seria "tampa do porta malas) onde todos levam algo e fazem uma espécie de picnic no estacionamento antes do jogo, pessoas de diferentes times acabam trocando um sanduiche por um refrigerante ou coisas desse tipo e a Vibe de alegria começa muito antes de se entrar no estádio.

Tenho certeza que poderia descrever muitas outras particularidades dessa noite, mas esse posting ja esta gigante, quem sabe não volto nesse assunto um dia, a mensagem que gostaria de passar é que adoraria ver algo como isso acontecendo em outros lugares do mundo, principalmente no Brasil.

Tentem imaginar uma final de campeonato Brasileiro acontecendo vamos dizer entre Corinthians e Flamengo, jogando no estádio do Bahia, assistido no estádio e no Brasil inteiro por todos os amantes de Futebol, fans ou não desses 2 times, onde ao invés de assistirmos o Galvão Bueno no intervalo enchendo linguiça assistimos um show da Ivete Sangalo.

Um grande abraço com muita saudades.

0 comments:

Post a Comment

About this blog

Beach House is a place where I go for all the stuff that makes me happy. Is not always sunny at the beach but we will always have the beach house, a place that always bring family and friends closer even when they are distant. I hope you enjoy your time at the beach. A casa da praia é um lugar que eu vou para todas as coisas que me fazem feliz. Nem sempre tem sol na praia mas a casa da praia vai estar sempre lá, um lugar que sempre coloca família e amigos mais próximos mesmo quando estão distantes. Espero que aproveite seu tempinho aqui na praia.

About Me

My photo
From the 4th biggest city in the world, living in USA for the last four and half years, worked as bunch of things but now in love with the HR field.

Followers

Hit Me