Ontem assisti um documentário que tinha em meu computador a algum tempo, é engraçado, mas domentários não fazem muito a minha cabeça, mas esse tinha a ver com o uma das minhas paixões e também levou o premio de melhor documentário no Sundance Festival e o Oscar de melhor documentário em 2009.
Bom, pra quem nunca ouviu falar, The Cove foi idealizado por, Richard O'Barry e dirigido e realizado por Louie Psihoyos.
Richard O'Barry, era, nos anos 60, a maior autoridade mundial no treino de golfinhos, foi ele quem treinou e dirigiu os cinco golfinhos que fizeram o Flipper. Diariamente, O'Barry mantinha os golfinhos a trabalhar e os tele-espectadores a sorrir. Mas um dia, tudo acabou de forma trágica, um dos golfinhos se suicidou, desde então O'Barry vem dedicando sua vida a salvar Golfinhos de cativeiro.
Louie Psihoyos é na verdade fotógrafo e ficou famoso por suas contribuições para a National Geografic, mergulhador a 35 anos, recentemente fundou a "Oceanic Preservation Society", baseado no fato de que a degradação no fundo do mar vem acontecendo de forma rápida e desenfreada.
The Cove é a incrível e verdadeira história de como Richard O'Barry, Louie Psihoyos e uma equipa de activistas, cineastas e mergulhadores de elite embarcam numa missão secreta para penetrar em uma Enseada escondida no Japão, trazendo para a luz do dia uma terrível e negra realidade, o sangrento massacre de golfinhos.
Taiji, cidade litorânea de 3,5 mil habitantes onde os pescadores alegam que a caça desses mamíferos é uma tradição centenária. A pesca na cidade de Taiji é realizada de acordo com a lei e com a permissão da província de Wakayama (centro do Japão). Portanto, não é um ato ilegal. Eles "empurram" os golfinhos com barreiras sonoras para uma baía, fecham a baía com redes, vendem alguns golfinhos pra Parques Aquáticos (Taiji é o maior exportador de golfinhos do mundo), e o restante é assassinado de forma desumana e cruel. Pelo fato da carne de golfinhos não ser apreciada eles embalam a carne como se fosse carne de baleia. Estima-se que pelo menos 2300 golfinhos são mortos por ano, algumas ONGs inclusive tentaram pagar aos pescadores o mesmo valor referente ao massacre desses animais para que eles ficassem em casa e a resposta deles foi que eles estavam controlando uma peste. Essa "baía dos golfinhos" seria um lugar paradisíaco se não fossem as grades e os sinais de não entre e o motivo pelo qual esse massacre é escondido é o fato de a carne destes golfinhos serem ricas em mercúrio, que é o produto não radioativo mais tóxico do mundo. Portanto além de estarem massacrando seres que possivelmente são mais inteligentes que a raça humana estão se envenenando.
Essas pessoas correram o risco de serem presas e torturadas com a simples intenção de mostrar ao mundo a realidade de um pequeno vilarejo e acabou mostrando a realidade da industria pesqueira mundial.
O filme tem o intuito de conscientizar e informar, é um grito de socorro, um apelo desesperado por ajuda.
Assistam, revoltem-se, chorem, mas principalmente, se informem.
0 comments:
Post a Comment