Ontem assisti um documentário que tinha em meu computador a algum tempo, é engraçado, mas domentários não fazem muito a minha cabeça, mas esse tinha a ver com o uma das minhas paixões e também levou o premio de melhor documentário no Sundance Festival e o Oscar de melhor documentário em 2009.

Bom, pra quem nunca ouviu falar, The Cove foi idealizado por, Richard O'Barry e dirigido e realizado por Louie Psihoyos.

Richard O'Barry, era, nos anos 60, a maior autoridade mundial no treino de golfinhos, foi ele quem treinou e dirigiu os cinco golfinhos que fizeram o Flipper. Diariamente, O'Barry mantinha os golfinhos a trabalhar e os tele-espectadores a sorrir. Mas um dia, tudo acabou de forma trágica, um dos golfinhos se suicidou, desde então O'Barry vem dedicando sua vida a salvar Golfinhos de cativeiro.

Louie Psihoyos é na verdade fotógrafo e ficou famoso por suas contribuições para a National Geografic, mergulhador a 35 anos, recentemente fundou a "Oceanic Preservation Society", baseado no fato de que a degradação no fundo do mar vem acontecendo de forma rápida e desenfreada.

The Cove é a incrível e verdadeira história de como Richard O'Barry, Louie Psihoyos e uma equipa de activistas, cineastas e mergulhadores de elite embarcam numa missão secreta para penetrar em uma Enseada escondida no Japão, trazendo para a luz do dia uma terrível e negra realidade, o sangrento massacre de golfinhos.

Taiji, cidade litorânea de 3,5 mil habitantes onde os pescadores alegam que a caça desses mamíferos é uma tradição centenária. A pesca na cidade de Taiji é realizada de acordo com a lei e com a permissão da província de Wakayama (centro do Japão). Portanto, não é um ato ilegal. Eles "empurram" os golfinhos com barreiras sonoras para uma baía, fecham a baía com redes, vendem alguns golfinhos pra Parques Aquáticos (Taiji é o maior exportador de golfinhos do mundo), e o restante é assassinado de forma desumana e cruel. Pelo fato da carne de golfinhos não ser apreciada eles embalam a carne como se fosse carne de baleia. Estima-se que pelo menos 2300 golfinhos são mortos por ano, algumas ONGs inclusive tentaram pagar aos pescadores o mesmo valor referente ao massacre desses animais para que eles ficassem em casa e a resposta deles foi que eles estavam controlando uma peste. Essa "baía dos golfinhos" seria um lugar paradisíaco se não fossem as grades e os sinais de não entre e o motivo pelo qual esse massacre é escondido é o fato de a carne destes golfinhos serem ricas em mercúrio, que é o produto não radioativo mais tóxico do mundo. Portanto além de estarem massacrando seres que possivelmente são mais inteligentes que a raça humana estão se envenenando.

Essas pessoas correram o risco de serem presas e torturadas com a simples intenção de mostrar ao mundo a realidade de um pequeno vilarejo e acabou mostrando a realidade da industria pesqueira mundial.

O filme tem o intuito de conscientizar e informar, é um grito de socorro, um apelo desesperado por ajuda.

Assistam, revoltem-se, chorem, mas principalmente, se informem.

0 comments:

Post a Comment

About this blog

Beach House is a place where I go for all the stuff that makes me happy. Is not always sunny at the beach but we will always have the beach house, a place that always bring family and friends closer even when they are distant. I hope you enjoy your time at the beach. A casa da praia é um lugar que eu vou para todas as coisas que me fazem feliz. Nem sempre tem sol na praia mas a casa da praia vai estar sempre lá, um lugar que sempre coloca família e amigos mais próximos mesmo quando estão distantes. Espero que aproveite seu tempinho aqui na praia.

About Me

My photo
From the 4th biggest city in the world, living in USA for the last four and half years, worked as bunch of things but now in love with the HR field.

Followers

Hit Me