Mais importante do que definir a missão de uma empresa, é valorizar seus funcionários, pois são eles que a colocam em prática.

O ideal para qualquer empresa que se cria é começar com uma clara definição de sua missão institucional, que conte para seus públicos – interno e externo – a que ela veio e qual a contribuição que pretende oferecer à sociedade. É o norte da bússola empresarial.

A definição da missão da empresa deve ser de responsabilidade de acionistas, cotistas e sócios e deve ser divulgada tão amplamente quanto possível, para que todos os envolvidos caminhem na mesma direção.

Quando a missão não é clara ou quando poucos na empresa a conhecem, o andamento do negócio pode ser prejudicado, ainda que o esforço de todos possa ser muito intenso. A antiga charge do burrinho que puxa em todas as direções e que, por isso, não sai do lugar, exemplifica bem o que pode acontecer com a empresa quando falta um rumo claro.

A missão de cada empresa flui de sua história, de sua realidade, da personalidade e valores de seus responsáveis e dos eventos acontecidos e forjados ao longo do tempo. Vale lembrar que, embora a missão seja o grande objetivo desde o inicio – que não deve mudar por pequenos eventos da meteorologia empresarial –, com o tempo, ela também é sujeita às mudanças que ocorrem ao longo da vida institucional da empresa.

É a missão da empresa que lastreia tudo o mais que acontece: a estrutura de organização, o marketing, a tecnologia, a necessidade de capital, as definições estratégicas, as políticas e o quadro de recursos materiais necessários.

Trabalhando em equipe

Mais do que tudo, porém, são as pessoas da empresa que, diretamente, interagem com a missão estabelecida, tornando realidade a pretensão histórica e criando as condições para a operacionalização e a realização de seu objetivo maior. De nada adianta conhecermos o norte da empresa se as pessoas que nela trabalham não nos levarem lá. São os dirigentes, administradores, funcionários e operários que tornam factível a missão de cada companhia e que respondem pelo eventual sucesso.

Quantas empresas, na história, já se dedicaram a buscar a melhor organização, a sofisticada tecnologia, o elaborado marketing e, principalmente, a maior disponibilidade de recursos financeiros, para acabar tristemente em insucesso e, às vezes, até em desaparecimento, por que não deram a seus recursos humanos a mesma atenção?

Não passa desapercebido ao analista atento que mais companhias vão se dedicando a investir em seus recursos humanos, percebendo que é por aí que se agrega um valor essencial, e é pela sua gente que esta ou aquela se diferencia no mercado; no final, alcança melhores resultados.

E é por causa desse novo movimento organizacional e gerencial, representado por uma onda de conscientização da importância das pessoas, que hoje se fala de liderança, competências, 360º graus, inteligência emocional, pesquisas de clima, coaching, balanced scorecard, desenvolvimento organizacional e outplacement, entre tantas outras ações, tendentes a buscarem, desenvolverem, remunerarem, assistirem e administrarem pessoas no contexto empresarial atual.

Não tenham dúvidas: cada vez menos será importante a burocracia legalista de pessoal e cada vez mais terá destaque, na administração empresarial, o esforço de dotar as organizações da gente mais qualificada e motivada que possa levá-las, continuamente, ao cumprimento de sua missão empresarial. É gente que vale!

Fonte: CORDEIRO, Laerte Leite. É gente que vale! 

0 comments:

Post a Comment

About this blog

Beach House is a place where I go for all the stuff that makes me happy. Is not always sunny at the beach but we will always have the beach house, a place that always bring family and friends closer even when they are distant. I hope you enjoy your time at the beach. A casa da praia é um lugar que eu vou para todas as coisas que me fazem feliz. Nem sempre tem sol na praia mas a casa da praia vai estar sempre lá, um lugar que sempre coloca família e amigos mais próximos mesmo quando estão distantes. Espero que aproveite seu tempinho aqui na praia.

About Me

My photo
From the 4th biggest city in the world, living in USA for the last four and half years, worked as bunch of things but now in love with the HR field.

Followers

Hit Me